sábado, 31 de março de 2007

THE ACTOR

Diversidade. Essa é a palavra. Nada de jogadores de futebol, treinadores ou ainda roqueiros "bad boys" regenerados. Hoje o assunto é Clive Owen.
Desde que assisti a "Closer - perto demais" minha vida de cinéfila nunca mais foi a mesma. Fiquei absolutamente encantada com esse ator. Claro, ele tinha que ser britânico! Nascido em Coventry, Inglaterra em 1964. Confesso que a admiração transcende seu talento.A foto acima pode servir de primeira impressão.
Tem alguém aí que poderia discorrer de forma muito mais brilhante do que eu sobre os atores ingleses. A lista de preciosidades é infinita... Hugh Grant, Jude Law, Collin Firth, Daniel Craig, Christian Bale ("Batman"), quem em minha opinião, melhor encarou meu super-herói tatuado.
Voltando ao Clive, não assisti a muitos dos seus filmes. Creio que o primeiro tenha sido "Assassinato em Gosford Park", estrelado pela sua colega Kristin Scott-Thomas. Filme que me fez lembrar as histórias de suspense e assassinato no melhor estilo Agatha Christie, sem deixar de lado a surpresa no final.

Voltando ao Closer, a personagem de Owen é responsável por algumas pérolas, que soam para mim sad but true: "Graças a Deus que a vida termina. Não sobreviveríamos a ela para sempre". A outra pérola é dedicada aos depressivos: "os depressivos não melhoram nunca. Ser depressivo é uma condição que permite a pessoa sempre arranjar uma desculpa para não encarar sua vida de frente e mudar. Se elas fizerem isso não terão nada mais a lamentar". Se Freud estivesse vivo, certamente convidaria doutor Larry para ser seu assistente em Viena. Com todo respeito à Sig, acho que ele não formularia uma teoria tão rapidamente e de forma tão precisa.
Um toque de real no imaginário de quem vai ao cinema: Então é isso, a história mais curta, sem amor, sem glória, sem herói no seu céu.


"the blower's daughter" by Damien Rice
(tema de "Colser")

and so it is
just like you said it would be
life goes easy on me
most of the time
and so it is
the shorter story
no love no glory
no hero in her skies
i can't take my eyes off of you
and so it is
just like you said it should be
we'll both forget the breeze
most of the time
and so it is
the colder water
the blower's daughter
the pupil in denial
i can't take my eyes off of you
did I say that I loathe you?
did I say that I want to
leave it all behind?
i can't take my mind off of you
my mind