sábado, 30 de junho de 2007

Uncle Tom's Cabin by Warrant



'I know a secret down at Uncle Tom's Cabin
I know a secret that I just can't tell...'

Indo ao 'Warrent', banda que canta a música do post. Americanos e legítimos representantes do que era chamado de 'posers'. Bandas cujos membros usavam uma tonelada de maquiagem, cabelos despenteados e longos, unhas pintadas ou então faziam pose de 'bad boys' para chamar a atenção. De talento, quase nada, salvo raras exceções. Muita guitarra para disfarçar e caras e bocas nos vídeos. Faz parte desse seleto grupo bandas como 'Poison', 'Motley Crue' e 'Bon Jovi', que se adocicou e virou ícone nos anos 80/90. Já essas outras, só apareciam pelas excentricidades ou porque seus músicos saíam por aí aprontando de tudo.

Existe um romance clássico da literatura americana chamado 'Uncle Tom's Cabin' de Herriet Beecher Stowe (1852). A música teve o título inspirado nele, embora a estória não esteja de acordo. O livro retrata o período de escravidão na América do século 19 e os problemas ocasionados no país por causa de práticas racistas, principalmente no Sul agrícola. O romance na época, só não vendeu mais do que a Bíblia. Há quem sustente a tese de que o livro provocou tanto impacto na sociedade americana, que é considerado um dos fundamentos para Guerra Civil Americana.

Já a música narra a estória de uma testemunha de um duplo crime em que há o envolvimento de policiais. Ao contrário de muitos vídeos, esse procura realmente mostrar o que a letra da música fala. Como um filme mesmo. E na minha opinião, vídeos assim são os mais interessantes. É como se você estivesse de posse de um livro cujas páginas tenham sido musicadas.