sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Buon Compleanno Alex!

Como poucos jogadores de sua época, Del Piero manteve-se fiel ao time que defende há mais de 13 anos, a Juventus de Turim. O clube, conhecido como a Vecchia Signora, tem nele o que se chama no futebol italiano de bandiera. Formado nas categorias de base do Padova, desde que chegou à Turim, de lá não saiu mais. Venceu com a Juve títulos nacionais e internacionais. Marcou gols decisivos, como o que deu ao clube o título da Toyota Cup no Japão em 96. Perdeu tantos outros, mas no fim, seu saldo é mais do que positivo.

Na Azzurra, sua trajetória foi menos notável, mas tem no seu currículo o título de Campeão Mundial. Hoje, é apenas um coadjuvante. Del Piero no fim, acabou sendo um jogador mais de clube. Nunca chegou a ser um ponto de referência constante na seleção, embora tenha lutado para ter seu espaço. Só que nem por isso deixou de ser menos amado pelos torcedores bianconeri e italiani em geral.

Del Piero foi goleador da Champions League edição 97, com 5 gols e 98, com 10. Na Serie B da temporada passada marcou 20 gols e ficou em primeiro na tabela de artilheiros. Superou a cota dos 220 gols com a camisa da Juve, por quem já jogou mais de 520 partidas.

Poderia falar muito mais de Pinturicchio, mas não precisa. Seu apelido já diz tudo...