domingo, 20 de janeiro de 2008

A Copa Africana

Até uns anos atrás, a Copa Africana passaria desapercebida para mim. Como estou de férias, poderei continuar minha interminável maratona de futebol. Uma vez que durante o ano não sei mais o que é Champions League, a não ser em VTs que acabam perdendo a graça, tenho que aproveitar e ver tudo o que tenho direito. Muitos dos jogadores que estarão em campo jogam por equipes européias que disputam a Champions.

A Copa Africana das Nações está em sua 26ª edição. Ela conta com 16 participantes e tem como sede Gana, na África Ocidental, país que tem o inglês como língua oficial e cuja população está estimada em 23 milhões de habitantes.

O maior vencedor da competição é o Egito, com 5 troféus conquistados, seguido de Camarões e Gana, com 4. Curiosamente, das 25 edições realizadas, o país anfitrião venceu 11 vezes.


Alguns destaques:

Gana - O país sede, tem em Essien, do Chelsea e Muntari, do Portsmouth, seus destaques.

Nigéria - Conta com os ex-interistas Martins, hoje defendendo o Newcastle e Kanu, hoje no Portsmouth.

Costa do Marfim - Terá a volta de Drogba, depois de se recuperar de contusão, bem como os 'Tourés', o Yaya, do Barcelona e o Kolo, do Arsenal.

Mali - País do noroeste africano, contará com os serviços de Sissoko, do Liverpool, time do JP! e os 'espanhóis' Diarra e Kanouté.

Camarões - Terá mais dois 'espanhóis' em campo. Eto'o, que adora colecionar carros, e Kameni.


Você poderá acompanhar as partidas pelos canais ESPN.