sábado, 5 de abril de 2008

Beba Cappuccino

Cappuccino: o preferido de Lady

Cappucino
Faz parte do hábito monástico dos frades franciscanos desde o século 16 um capuz marrom chamado capuchinho ou, em italiano, cappucino. O café misturado a chocolate e creme e incrementado com uma pitada de canela recebeu o mesmo nome por ter cor similar à roupa dos religiosos.

Não passo uma semana sem ele. Tenho um aluno numa empresa que já descobriu como me agradar. Quando chego, ele já liga para o responsável pelas bebidas e pede o cappuccino da teacher! Não há em nenhum lugar do Rio, um cappuccino tão bom quanto o que esse rapaz prepara.


Maionese
Existem diversas explicações para a origem do nome da iguaria. A versão mais provável, de acordo com Silvio Lancelotti em O Livro da Cozinha Clássica, é a que faz referência à invasão de Port Mahon, capital da ilha de Minorca, no Mediterrâneo. O lugar pertencia à Espanha e foi tomado pelo exército francês, sob o comando do duque de Richelieu, em 1756. Durante a ação, o cozinheiro do nobre teve que preparar um molho frio, já que usar fogo chamaria a atenção do inimigo. Lançou mão de uma mistura ibérica chamada mahonesa, que no final virou mahonnaise e, por fim, maionese.

Se você vier a minha casa, abrir a geladeira e encontrar um vidro de maionese, pode ter certeza de que eu estou doente. Preciso ser internada. Não como maionese. O cheiro dela me dá náusea. Entretanto, já tenho uma maneira eficaz de substituí-la quando prepara uma receita que a contém. Iogurte. Fica boooommmmm...


Gorgonzola
O Consórcio de Proteção do Queijo Gorgonzola, sediado em Novara (Itália), explica que há diversas explicações para a origem deste laticínio. Alguns pesquisadores acreditam que ele surgiu na cidade de Gorgonzola, uma província italiana de Milão, em 879 d.C. Outros, que o mérito de sua invenção pertence a Pasturo, região de Valsassina. O local possui cavernas naturais com condições perfeitas para a maturação de diversos tipos de queijo. De qualquer forma, o laticínio herdou o nome de Gorgonzola porque a vila foi por anos sua principal fabricante. Tanto que, originalmente, ele era conhecido por Stracchino de Gorgonzola. Stracchino vem da palavra stracco, que quer dizer cansado. Na época, o leite usado para preparar a iguaria era tirado no outono, depois que as vacas voltavam "cansadas" de um período de pastagem nas montanhas.

Gorgonzola é a cidade do goleiro da Sampdoria, o Luca Castellazzi. Bem, consegui um jeito de falar de futebol e da Samp nesse domingo de vitória no calcio!


Gorgonzola: beleza e sabor juntos


Fonte: Guia dos Curiosos