segunda-feira, 14 de abril de 2008

O camarão da Viola! (?)

Assistia ontem muito tranqüilamente à transmissão da partida entre Inter e Fiorentina pela ESPN. Essas transmissões costumam ser muito educativas. Estou falando sério. Aprenda italiano em 90 minutos com o professor Lancellotti.

Explico. Em um lance de falta, o árbitro da partida, o Saccani (que nome!), marcou a infração cometida pelo jogador viola Gamberini sobre um representante neroazzurro - é querer muito que me lembre seu nome. De repente, o comentarista pergunta a nós, telespectadores, se sabíamos ser gamberini a palavra para camarãozinho em italiano. Eu não sabia e dialoguei com o senhor pela TV:' legal'. Em seguida veio o golpe de misericórdia, que se estivesse dormindo, me despertaria: Gamberini foi como um polvo para cima do jogador da Inter. Putz...


Sábado foi a partida em que Alex Del Piero superou Gaetano Scirea em número de presenças com a camisa da Juventus. Como números não são meu forte, recorri ao blog do amigo JP (http://bianconero-portoghese.blogspot.com) e encontrei o que precisava: Alex Del Piero 554 e Scirea 552! A Panini, editora de HQs e álbuns de figurinha que me deixam enlouquecida, semana passada fez o que Donadoni em sã consciência já deveria ter feito: convocá-lo para a Euro 2008. Ele aparece no álbum da Euro como parte da Seleção Italiana que partirá para Áustria/Suíça em junho. Mas já sei, ele não está jogando nada no time dele. A Juventus faz uma campanha medíocre, por pouco não disputa uma vaga para a segunda divisão do calcio. Del Piero marcou o menor número de gols em toda sua carreira em uma temporada e além disso, ele é um desagregador, briga com colegas de clube, bate nos adversários e xinga todos os árbitros. Enfim, ele é um arruaceiro cujo endereço em junho deve mesmo ser sua residência nas colinas do Piemonte em companhia de D. Sonia e do pequeno Tobias!


A Sampdoria perdeu para a Reggina lá na Calábria. Perdeu uma chance de ouro de ser quinta colocada e ainda se aproximar mais da Fiorentina que, com a derrota de domingo para a Inter, ficou estacionada na quarta posição com 56 pontos. Uma vitória da Samp a colocaria um mísero ponto atrás da vaga número 4 para as preliminares da Champions... Pecado! Que venha a Udinese domingo. Espero que seja essa a partida da TV. Já estou feliz coma UEFA, mas não custa sonhar...


A transformação de Gamberini em polvo tem lá suas vantagens. Que os tentáculos do polvo alcancem a todos vocês em um abraço! Fui...