domingo, 18 de maio de 2008

Alex 'Bel' Piero e 21 gols

Alessandro Del Piero. Não dá para deixar de falar dele. Artilheiro da Serie A com 21 gols. Recorde de presenças com a camisa da Juventus. Recorde de gols pelo clube de Turim. Tudo isso personificado na presença fransina desse rapaz do vêneto. Seu físico nem de longe lembra o dos jogadores do futebol força praticado hoje em dia. Ele destoa dos seus colegas de setor pela classe e, sobretudo, pela dedicação de alguém que leva seu trabalho a sério e não se deixa levar por modismos e frases de efeito. Como ele, só existe um: ele mesmo. Del Piero merece todas as honras.

Há exatos 10 anos atrás, a Juventus era campeã da Itália pela 25ª vez. No ataque, Alex Del Piero e Filippo Inzaghi foram fundamentais para garantir o título à Vecchia Signora. Até então tinha sido a melhor temporada de Alex com a camisa da Juve. Internacionalmente falando, ele terminou como artilheiro da Champions League com 10 gols. E na Serie A marcou 21 vezes. Os mesmos 21 gols desta temporada. Coincidência? Eu chamaria isso de renascimento: una seconda giovinezza. Junto com Trezeguet, Pinturicchio formou uma dupla de ataque letal - 41 gols no total só na Serie A. Deixou boquiabetas as defesas adversárias com suas obras de arte. Afinal, como jogador de classe, ele não marca gols, ele os desenha e colore com a precisão de traços que só os grandes mestres foram capazes.

Como muitos fãs de Alex, espero ansiosa pala convocação da Nazionale para esta Euro. Por tudo o que fez nessa temporada e na anterior, o juventino merece estar lá. No banco ou em campo, os deuses do futebol agradeceriam por alguns minutos de seus toques e os torcedores nos estádios testemunhariam a passagem pelos gramados deste que é a história viva das glórias da Juventus de Turim da atualidade.