sexta-feira, 4 de julho de 2008

'Fantacalciomercato' de Psicologia de um Vencido

Das agências cariocas

Após o final da Eurocopa, paira no ar aquela sensação nostálgica. Falta de futebol europeu nos fins de semana. Menos assuntos na roda de amigos.
Para ocupar o tempo, nada melhor do que pesquisar as viagens produzidas pelos dirigentes de futebol do Brasil e do mundo. E eu que achava ter imaginação fértil...

Para começar, uma notícia Allons Enfants veiculada pela imprensa esportiva de ontem. A permanência de Raymond Domenech no comando técnico da seleção francesa. Para 52% dos franceses, o destino de Monsieur seria a guilhotina, instrumento muito familiar aos daquela terra. 'Seu repertório de ironias nas entrevistas foi elevado à quinta potência, com o cúmulo da falta de noção de pedir sua noiva em casamento logo após a derrota para a Itália, símbolo da queda prematura da equipe. Ah, e isso sem contar suas teimosias e birras para elaborar sua lista de convocados para o torneio, com a ausência de nomes como Trezeguet, Flamini e Méxès. Nem tudo isso foi capaz de tirar a paciência de Jean-Pierre Escalettes, presidente da federação francesa (FFF), que preferiu correr os riscos de manter o técnico no cargo.' Escreveu Ricardo Espina na revista Trivela.

O futebol de Cristiano Ronaldo pouco apareceu nesta Euro, mas depois dela, ele, o jogador deu o ar de sua graça na imprensa cor de rosa acompanhado de uma dama que não era a bola. De férias em Porto Cervo, destino de 10 entre 10 boleiros, o rapaz apareceu em fotos para lá de picantes com Nereida Gallardo, seu amor. A paz do casal só foi interrompida pelos paparazzi que infestam o local. Enquanto isso, o destino dele após Porto Cervo permanece incerto. Na Inglaterra dizem que ele fica no Manchester United, na Espanha o dão como reforço do Madrid. No fim, acho que nem ele sabe para onde irá. Mas sua irmã já assegura que haverá 'o dia do fico' em Manchester. Sei...

'Não sei se quero que você vá ou que você fique...'


Ronaldinho Gaúcho, que pela primeira vez frequenta essas páginas, continua sendo o sonho de consumo do Milan, apesar de desmentidas de Galliani. Algumas fontes garantem que o homem do mercado rossonero parte para Barcelona na semana que vem com uma proposta mais alta, disposto a encerrar essa novela que já se arrasta por um bom tempo. Ah, e nas contas dele, o camaronês Eto'o pode vir de contrapeso.

'Milão? Boates e festas? Nós queremos. Agente promete se comportar direitinho.'


E tem o Lampard e suas férias em família na Itália. Tem o Mourinho que treinará a Inter de Milão. Ele admira Lampard. Lampardo o admira, logo, já se deu início a um flirt intermediado pelo cupido Moratti. O dono da Inter parece disposto a abrir a carteira e investir em dois ou três reforços para agradar seu novo comandante. Justo. Muito justo. Justíssimo.

Chelsea que amava Lamard, que não amava ninguém...


Falando no Lampard, que ainda é jogador do Chelsea, o Abramovich que andava meio sumido, acena com a possível oferta de alguns 15 milhões de euros por Arshavin, estrela do Zenit, que brilhou na Euro. Luiz Felipe que se cuide. O patrão quer ao menos um jogador russo no time na próxima temporada...

A Juve ainda não desistiu de conquistar o espanhol Xavi Alonso para sua corte. São 21 milhões de euros em jogo. O flirt começou há tempos. Ainda durante a temporada. Foi interrompido pela Euro. Mas parece que a galanteadora senhora italiana está disposta a lutar pelo seu espanhol, agora campeão. Juntos podem ser felizes...

'Pelo menos já garanti uma dama. A Taça da Euro.'


E Adrian Mutu? Estava tudo indo muito bem. Bastou a Euro começar e a Romênia jogar um futebolzinho de um pequeno lampejo para que ele e seu agente se sentissem no direito de começar a questionar o contrato que o mantém ligado à Fiorentina. Ou há algo mal contado aí. O contrato já não tinha sido renovado? Só não entendo como ele tem como agente uma pessoa de nome Alessandro Moggi. Não é um lembrança familair para vocês?

Para não ficar apenas na fantasia, trago em segunda mão (porque vocês já devem ter lido em outros lugares) um resumo de algumas contratações:

Deco se transferiu do Barcelona para o Chelsea para a alegria de 'Big Phil'.
Andrea Dossena da Udinese vai para Liverpool aprender inglês ouvindo os Beatles e de vez enquando vai jogar bola para manter a forma.
De Catania para Florença. O peruano Vargas chega a corte de Prandelli.
O goleiro titular da eleção francesa, Grégory Coupet se transferiu do Lyon para o Atlético de Madrid.
A Juventus reforça seu ataque com o brasileiro Amauri, cuja mulher se chama Cyntia! Mas calma, não sou eu...
O Milan já levou para Milanello Zambrotta e Flamini.

Para a tristeza de algumas fãs de futebol italiano, a Sampdoria perdeu seus dois musos: Christian Maggio e Sergio Volpi. Quando você acha que a coisa vai ficar ruim, ela acaba ficando pior! No futebol, claro. O primeiro foi para o Napoli e o segundo vai defender as cores do Bologna. Putz, ninguém merece!!
E quem a Samp trouxe até aqui? Stankevicius e Padalino. No comments...

Fontes de consulta: Gazzetta.it / Trivela.com / Tuttomercatoweb.com