quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Il Bello Del Giorno

O Salar de Uyuni é considerado a maior Planície desértica de sal do mundo. Situado nos Andes Bolivianos, sua extensão equivale a mais de 12 mil quilômetros quadrados. Ao longe, os cristais de sal mais a água refletem uma luz brilhante ao contato com os raios solares e de tão transparentes, parecem espelhos. Como pode haver um lugar tão belo assim?


Durante os meses de Março e Maio, os visitantes podem percorrer de jipe toda a extensão do Salar uma vez que não há água próxima ao solo e a temperatura ainda não atinge níveis polares na região. O solo é totalmente coberto por sal formando uma camada que chega até a 10 metros de profundidade. Uma imensidão de sal a perder de vista.


Devido ao seu tamanho, superfície plana, alta refletividade quando está coberta de água e mínimo desvio em sua elevação, Salar de Uyuni tornou-se um alvo ideal para ensaios e calibração de instrumentos de sensoriamento remoto que são colocados em órbita terrestre para estudos do planeta Terra.


O local possuiu uma importante reserva de lítio além de conter quantidades significativas de magnésio, boro e potássio. As reservas do local estão estimadas em 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25.000 toneladas são extraídas anualmente. Entretanto, esse valor é suficiente para garantir todo o consumo do país.




Seus principais pontos de visitação são o hotel de sal, desativado, cujas paredes são construídas com tijolos de sal, e a Ilha do Pescado com suas formações de recife e os cactos de até 10 metros de altura.


É possível ainda avistar flamingos, aves comuns nos Andes, que surgem em maior quantidade no período do verão, época das chuvas e quando acontece o descongelamento de geleiras próximas. Daí ser essa época em que a paisagem fica ainda mais magnífica com a água a cobrir o local. A sensação é a de que você pode ver todas as montanhas e nuvens refletidas no planalto de sal e que você não pode dizer se elas estão longe ou quando o céu começa ou termina, assim descrevem os visitadores do país.


Pesquisa e Fotos: Wikipedia.com