segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Psicologia De Um Vencido Recomenda

Filme: Gângster Americano - baseado em fatos reais
Direção: Ridley Scott
Elenco: Denzel Washington, Russel Crowe, Cuba Gooding Jr., Chiwetel Ejiofor, Josh Broli, Carla Gugino e Armand Assante

Ninguém costumava reparar em Frank Lucas (Denzel Washington), o discreto motorista de um dos principais chefes do crime organizado em Harlem.
Mas, quando o chefe subitamente morre, Frank aproveita a abertura para construir o seu próprio império e criar a sua própria versão do Sonho Americano.
Através do engenho e de uma ética rigorosa de negócio, ele alcança a posição de líder do tráfico de drogas na cidade, inundando as ruas com um produto mais puro, a melhor preço.

Lucas derruba os maiores líderes do crime organizado e torna-se, não apenas um dos principais fornecedores da cidade, mas também parte do seu círculo de legítimas estrelas.

Richie Roberts (Russell Crowe) é um policial marginalizado, suficientemente próximo das ruas para pressentir uma mudança no controlo da droga no submundo. Roberts acredita que alguém está a galgar alguns degraus acima das conhecidas famílias da Máfia e começa a suspeitar que um jogador do ‘black power’ vindo do nada, domina agora a cena.

Tanto Lucas como Roberts partilham um rigoroso código de ética que os afasta dos seus próprios pares, tornando-os figuras solitárias, em lados opostos da lei.

Os destinos destes dois homens ficarão interligados à medida que se torna iminente um confronto entre ambos do qual apenas um poderá sair vencedor.

Um filme que nos faz pensar na estreita relação entre ascensão social e crime organizado. Até que ponto uma pessoa pode fazer uso de negócios escusos para se sustentar? O Sonho Americano às avessas coloca um homem ambicioso, na luta por querer ser alguém. Através de que meios? Viciando seus pares nas ruas. Cobrando deles um preço barato, que eles pagam com suas próprias vidas. No fim, fica aquela pergunta perturbadora: quantos assim estão ao nosso redor?