domingo, 2 de novembro de 2008

'Um homem sem medo é um homem sem esperança'


Violence doesn't discriminate. It hits all of us... the rich, the poor, the healthy, the sick. It comes as cold and bracing as a winter breeze off the Hudson. Until it sinks into your bones... leaving you with a chill you can't shake. They say there's not rest for the wicked. But what about the good? The battle of Good vs. Evil is never-ending... because evil always survives... with the help of evil men. As for Daredevil, well... soon the world will know the truth. That this is a city born of heroes, that one man CAN make a difference.

Esse é o espírito do Daredevil. Matt Murdock cresceu sozinho. Aprendeu a conviver com suas limitações. Um acidente o deixou cego quando criança. Seus outros sentidos se desenvolveram de foram desproporcional. Ele sente cheiros que ninguém sente e ouve os mais discretos sussurros.

Conhecer de perto essa personagem de HQ trouxe de volta em mim a vontade de explorar esse universo psicológico existente em algumas obras. A criação de personagens como Batman e Demolidor, criaturas da noite, me fascina. Entender a dinâmica que se esconde por trás de suas motivações me instiga e ver o quanto deles temos, sim, dentro de nós.

Ainda não consegui encontrar respostas para as inúmeras divagações que faço ao ler essas histórias. O que consigo perceber é que minha vida mudou depois que descobri essas personagens. Ao menos criativamente. Aquele velho ditado que diz 'antes tarde do que nunca' bem se aplica à minha ainda pequena história de amor com os quadrinhos.

Acho que ler o Demolidor nesses dias me faz encontrar algum conforto nos momentos em que não consigo ver as coisas à minha frente. Sem vê-las, posso ao menos sentí-las e vivê-las intensamente. Esperar pelo que vem pela frente com a quase certeza de que o que acontecerá no futuro é fruto de cada uma de nossas ações no presente.

'I am a vision
I am justice
Never thought that I could love
Living in shadows
Fading existance
It was never good enough
Within the darkness
You are the light that shines the way
But you're trapped in violence
I can be the man who saves the day

I'm there for you
No matter what
I'm there for you
Never giving up
I'm there for you
For You

Someone's changed me
Something's saved me
And this is who I am
Although I was blinded
My heart let me find out
That truth makes a better man
I didn't notice
That you were right in front of me
Our masks of silence
We'll put away so we can see...

Within the darkness
You are the light that shines a way
In this blind justice
I can be that man who saves the day...'