sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Derby della Lanterna

O conhecido Farol no Porto de Gênova


É com essa alcunha que o esperado encontro entre Sampdoria e Genoa é conhecido.

O primeiro confronto entre ambas equipes data de 1946. Vale lembrar que se considera aí a Unione Calcio Sampdoria, e não as agremiações anteriores Andrea Doria e Sampierdarenese que após junção, receberam o nome pelo qual o clube é conhecido hoje.

Se traduzido, o nome do confronto seria o 'Derby do Farol'. Sim, farol. Farol este localizado no Porto de Gênova, considerado um dos mais antigos de sua espécie no mundo. Além de servir como iluminação e identificação para embarcações durante a noite, o Farol é um dos símbolos da cidade.

O último Derby della Lanterna disputado em 17 de fevereiro deste ano, foi vencido pela Sampdoria com gol de Christian Maggio...

Viver essa atmosfera de derby deve ser algo muito especial. A cidade pára. As pessoas respiram o jogo durante toda semana que o antecede. As TVs promovem encontros entre pessoas envolvidas com os times; muitas vezes convidam os treinadores para uma tarde de bate-papo e até mesmo alimentam as mais esdrúxulas provocações. Isso faz paret do clima 'amistoso' da disputa.

Imagine só. O Genoa venceu 9 títulos na Bota enquanto que a Samp venceu apenas 1. Recentemente as duas tiveram passagens pela Serie B do Calcio. Ou seja, sem derby,a cidade não ficou. O confronto é disputado sempre no mesmo lugar, o charmoso Luigi Ferraris.



Foto do post: Wikipedia