domingo, 8 de fevereiro de 2009

Semana Italiana

Na semana em que Brasil e Itália se enfrentam em amistoso, o 'Blog PDV' inicia uma semana de homenagens. Nela, tentarei falar um pouco sobre algumas coisas que me fazem gostar tanto desse país. Na verdade, uma semana nem é suficiente, mas...

Felipe III

Tiziano Vecellio
Pintor da escola veneziana da renascença italiana. Nascido no Vêneto em 1490. Seus traços são ricos em detalhes e foram se modificando ao longo dos anos. Considerado um pintor extremamente versátil. Pintou desde a arte religiosa, a paisagens, cenários mitológicos a retratos.

A arte de Tiziano chama a atenção pelo contraste que ele faz entre claro e escuro e a utilização de tons fortes como o vermelho e suas nuances. Confesso que a parte de sua arte religiosa, cujo papel é fundamental na obra renascentista, é a que menos me atrai. Gosto dos temas mitológicos e sobretudo dos retratos, nesse grupo, incluo as figuras de reis, frequentadores palacianos, damas da sociedade e as figuras religiosas da Itália da época.

Dentre seus aprendizes, está o greco-espanhol, El Greco, não por acaso um dos pintores por quem nutro a maior admiração.

As obras de Tiziano estão expostas em diversos museus do mundo todo. Dentre eles, a Galleria degli Uffizi em Florença, o Louvre em paris, Museu do Prado em Madri e aqui no Brasil, no MASP em São Paulo. Além de afrescos e pinturas espalhados por igrejas e palácios em todo territótrio italiano.

Vênus de Tiziano