terça-feira, 17 de março de 2009

Happy Saint Trap's Day!

Trapattoni - Irlanda e Saint Patrick: caminhos que se cruzam em 17 de Março

Giovanni Trapattoni, treinador italiano, 70 anos, conhecido como 'Il Trap', é hoje treinador da Seleção Irlandesa. Daqui há duas semanas enfrenta a Seleção Italiana pela primeira vez como adversário. Começou sua carreira há 50 anos atrás. Jogou no Milan e na Varese. Treinou ente outros clubes, o próprio Milan, Juvenrus, Internazionale, Fiorentina, Bayern de Munique, Benfica, Cagliari, Stuttgart entre outros. Na Itália, venceu 7 Scudetti - 6 com a Juve e 1 com a Inter. E pela Europa, venceu na Alemanha, Áustria e Portugal... Só isso!

Avô, pai e marido. Seus filhos e filhas acham muito legal que ele, após tantos anos, continue a trabalhar naquilo que gosta. Mas a mulher... pergunta sempre quando finalmente deixará o futebol. Muito espirituoso, ele costuma respondê-la sempre da mesma forma: 'no futuro, no futuro.' Um futuro que ainda não chegou.

Assim, Trap continua a trilhar seu caminho pelas verdes gramas irlandesas e européias. Aceitou o desafio de treinar uma seleção pouco tradicional no futebol, e sai-se bem. É um técnico amado por onde quer que passe. E já deve ter feito amizade com os Duendes da Irlanda, pois o país caminha de vento em poupa nas eliminatórias para a Copa de 2010. Está em segundo lugar no seu grupo com o mesmo número de pontos da Itália. A partida promete ser emocionante.

Coincidências a parte, hoje, 17 de março se comemora na Irlanda e nos Estados Unidos o 'Saint Patrick's Day'. São Patrício, padroeiro da Irlanda, levou sua crença cristã por entre vários lugares na Europa e estas chegaram à América quando da colonização dela por imigrantes irlandeses. Hoje é dia de vestir verde, conforme a tradição. Procurar pelo trevo de 4 folhas e pedir que durante todo o ano, a sorte esteja presente na vida das pessoas.

O título do post é em homenagem à Trapattoni, aniversariante do dia, treinador a seleção do país de São Patrício. Como o santo, Trap levou seus conhecimentos, só que de futebol, para locais além de sua fronteira italiana. Foi vitorioso como atleta e é vencedor como treinador. Parabéns e... Sorte!


Fotos do Post: Gazzetta.it / Google.com