sábado, 23 de maio de 2009

Deutsch Meister

Meister!

Pela primeira vez na sua história, a pequena cidade de 120 mil habitantes do norte da Alemanha, Wolfsburg, comemora um título na Bundesliga. Fundado em 1954, o time homônimo, treinado por Felix Magath termina a Bundesliga com 69 pontos, 2 à frente do Bayern de Munique, que consegue com essa colocação sua vaga direta para a disputa da próxima Champions League.

Perguntado no início da temporada quem seria vencedor do campeonato, Magath não teve dúvidas e colocou no topo da lista dos favoritos o time bávaro. Além de ter a força econômica para contratar os melhores atletas, possuíam o melhor elenco, independente de um treinador experiente ou não.

Parabéns aos campeões alemães, e em especial, aos brasileiros do time, Josué, Caiuby e Grafite, que termina como artilheiro do Campeonato Alemão.

Como fã de futebol, curto muito as festas de premiação que envolvem campeões nacionais. É sempre bonito ver torcida e jogadores juntos cantando. Sobretudo os atletas brasileiros, que sempre encontram uma maneira de saudar seu país, com uma bandeira ou camisa.

Se no ano passado, Ottmar Hitzfeld se despediu do Munique campeão, neste ano, Magath, despede-se com o título também. Num dia histórico para os alemães, em que se brinda os 60 anos de fundação da RFA (Repúplica Federal Alemã), os 'operários lobos' superam os 'gigantes bávaros'. Se a história por vias tortas, restaura uma ordem menos injusta para uma sociedade, no campo, o futebol por vezes se encarrega de fazer o mesmo.